País

Governo prometeu acelerar o atendimento aos imigrantes, mas na AIMA em Lisboa pouco mudou

Dezenas de imigrantes estavam esta quarta-feira de manhã à espera de atendimento na sede da AIMA, em Lisboa. Querem regularizar a situação em Portugal e muitos estão à espera há meses para receberem ou renovarem o cartão de residência.

Loading...

Há quem passe a noite à porta, para garantir o atendimento de manhã, mas podem não conseguir e acabam por ter de voltar. “Já estive aqui há 15 dias, e voltei hoje. Não consegui na altura, já estava muito cheio”, relata uma imigrante. 

Mesmo com a toda a documentação necessária entregue à AIMA, podem ter de esperar meses pelo comprovativo. Muitos tentam contactar a agência para a integração, migrações e asilo através de vários meios e queixam-se de não haver resposta.

“Já tentei através de ligação, tentei através de email, já foi ao Portal da Queixa, também já tentei o contacto através de carta que era um dos últimos recursos que dizem que podemos tentar, tive o comprovativo que receberam a minha carta e assinaram, porém, ainda não recebi o meu cartão”. 

Podem conseguir ser atendidos, mas sem garantia de sair com a situação regularizada no país. “Lá pedem o comprovativo da AIMA, aqui pedem o da Segurança Social… como vamos tratar das coisas? Mandam para um lado, mandam para o outro… é complicado”.