País

Ameaça de bomba obriga avião a aterrar de emergência em Lisboa

O aeroporto suspendeu temporariamente as operações e acionou o alerta vermelho. Após inspeção, as autoridades confirmaram a ausência de explosivos. Uma pessoa foi detida por alegadamente ter simulado a ameaça numa troca de mensagens.

(Arquivo)
(Arquivo)
picture alliance

Um avião da companhia aérea SATA, proveniente de Ponta Delgada, nos Açores, aterrou este sábado de emergência no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, devido a uma ameaça de bomba.

O voo S4 504 partiu de Ponta Delgada e tinha como destino Bilbau, em Espanha.

"O comandante acionou o protocolo de segurança e divergiu o voo para o aeroporto de Lisboa, tendo este aterrado em segurança, cerca das 12:00 (locais)", indicou a SATA, num comunicado divulgado pelas 14:40.
(Arquivo)

Como previsto no protocolo de segurança, "a aeronave foi encaminhada para uma zona isolada e segura" no aeroporto de Lisboa, por forma a poder ser realizado o desembarque de passageiros e tripulantes de forma tranquila e segura.

Os passageiros foram retirados do aparelho para que este fosse inspecionado pelas autoridades, que entretanto descartaram a presença de engenhos explosivos no interior da aeronave, confirmaram à SIC fontes da polícia e do aeroporto.

Dezenas de operacionais e viaturas dos bombeiros de Lisboa foram mobilizados para o Aeroporto Humberto Delgado.

Bildagentur-online/Universal Images Group via Getty Images

Durante os procedimentos, o aeroporto suspendeu todas as chegadas e partidas e emitiu o alerta vermelho, o mais grave de todos.

O alerta foi entretanto reduzido para laranja e o aeroporto retomou a atividade normal.

Autoridades detêm um suspeito

Uma pessoa foi detida depois da ameaça a bordo do voo, que, segundo as autoridades, terá surgido numa brincadeira entre amigos. O suspeito deverá passar o fim de semana detido, enquanto aguarda para ser ouvido na segunda-feira, pelo juiz, para conhecer as medidas de coação.

As autoridades continuam a investigar o caso e a proceder às diligências necessárias para apurar as circunstâncias da ameaça simulada.

[Artigo atualizado às 19:21 horas]