País

Levadas da Madeira: registadas 13 mortes de turistas desde 2022

A preocupação da autoridades com os passeios pelos trilhos e zonas montanhosas da Madeira aumenta no verão. Os acidentes estão associados a comportamentos de risco como sair do trilho para tirar uma fotografia.

Loading...

Nos últimos três anos, 13 turistas morreram em percursos pedestres e locais turísticos. Chegam para ver o nascer do sol e ter a experiência de andar nas montanhas, mas a beleza da paisagem esconde perigos.

Este ano, o serviço de Proteção Civil já foi chamado ao Pico do Areeiro para resgatar os corpos de dois cidadãos estrangeiros. As duas vítimas somam à estatística.

Contas feitas desde 2022, o número de mortos em percursos pedestres e locais turísticos vai já em treze. O maior risco é mesmo sair do percurso para tirar uma fotografia ou entrar por caminhos não recomendados.

Ainda assim, a Proteção Civil faz algumas recomendações em relação ao calçado e vestuário e lembra que não é boa ideia fazer caminhadas na serra sem companhia.

Os acidentes mortais são os mais graves, mas os números também mostram que, no primeiro semestre de 2025, as equipas diferenciadas da Proteção Civil - que incluem o helicóptero - foram acionadas 78 vezes para socorrer turistas que caíram ou que se perderam.

Mais Vistos do