Este é mais um fim de semana de constrangimentos no Serviço Nacional de Saúde (SNS). Hoje estão encerrados seis serviços de urgência. Amanhã, a juntar à Obstetrícia e Ginecologia e Pediatria, também o Hospital de Santa Maria vai estar sem ortopedistas durante mais de metade do mês de agosto. São pelo menos 19 o número de dias em que o Hospital de Santa Maria vai funcionar sem ortopedistas no mês de agosto.
O serviço não chega a encerrar porque por ser um centro de referencia de trauma terá outras especialidades abertas, mas, se o doente precisar mesmo de um ortopedista, terá de ser reencaminhado para outro hospital ou esperar para que algum especialista entre ao serviço.
A dificuldade de assegurar escalas não é nova, mas acentuou-se depois de, no último mês, pelo menos 12 especialistas terem entregue a recusa às horas extraordinárias além das 150 por ano. Motivo que terá pesado na decisão do antigo diretor do serviço de Ortopedia do Hospital de Santa Maria de se demitir há cerca de duas semanas.
Serviços de urgência encerrados este fim de semana
Hoje estão encerrados seis serviços de urgência.No Barreiro, está fechada a urgência de obstetrícia e ginecologia. O mesmo acontece hoje no Hospital de Vila Franca de Xira, onde está também encerrada a urgência de pediatria.
Nas Caldas da Rainha, está também de portas fechadas a urgência de obstetrícia e ginecologia. O cenário repete-se em Aveiro e Leiria.
No domingo, sobe para sete o número de serviços encerrados. Na margem sul do Tejo, os hospitais de Almada e do Barreiro não vão ter a urgência de obstetrícia e ginecologia a funcionar. Em Vila Franca de Xira, mantêm-se os encerramentos de hoje.
A obstetrícia e ginecologia é a especialidade mais afetada. É também esse serviço que vai estar fechado nas Caldas da Rainha, Aveiro e Leiria.