País

EXCLUSIVO SIC

PSP detém cinco carteiristas em flagrante em Belém que usavam dispositivo para clonar cartões

Um grupo de carteiristas que atuava na zona de Belém, em Lisboa, utilizava um carro de apoio equipado com tecnologia para clonar os cartões bancários das vítimas em tempo real. A detenção dos cinco suspeitos foi acompanhada pela SIC. Todos ficaram em prisão preventiva.

Loading...

As imagens mostram o momento em que os cinco carteiristas — três homens e duas mulheres — chegam à esquadra. Foram detidos em flagrante pela PSP por crimes cometidos junto ao Padrão dos Descobrimentos, em Belém, esta quarta-feira.

No caso que levou à detenção, tinham acabado de furtar a carteira de uma turista. Separaram-se assim que cometeram o furto e tinham até um carro de apoio.

"Aproximam-se da vítima pela frente, caminham à sua frente para atrasar a sua movimentação, enquanto dois suspeitos do sexo masculino, por trás, abrem a mala e subtraem-lhe a carteira", explica Magda Pereira, comissário PSP Lisboa.

Quatro foram detidos no local, o quinto conseguiu escapar e ainda fez levantamentos na conta da vítima num total de 1.200 euros, menos de uma hora depois, foi apanhado em casa pelos agentes da PSP.

"Na interseção dos três carteiristas e do condutor da viatura, além de se tratar de um carro alugado, no seu interior foi encontrado um aparelho eletrónico semelhante a um touchpad, ao qual estava acoplado um leitor de cartões, que se suspeita poder auxiliar em alguma transferência ou clonagem de cartões, pelo que procedemos à apreensão do equipamento."
"Toda a complexidade e dinâmica, desde a viatura de aluguer até à disposição do aparelho eletrónico, levam-nos a crer que este é um grupo relacionado com uma organização criminosa transnacional, o que requer a nossa atenção e será alvo de investigação", acrescenta.

Os detidos têm entre 25 e 40 anos e são naturais da Roménia. Ficaram todos em prisão preventiva.

A zona escolhida por este grupo, Belém, é uma das favoritas dos carteiristas. Aqui se juntam milhares de turistas que acabam por ficar sem as carteiras e outros bens, muitas vezes sem se aperceberem disso.

Estas imagens, partilhadas por moradores nas redes sociais há cerca de duas semanas, mostram a facilidade com que os furtos são cometidos.