País

Estudantes têm até quinta-feira para se matricularem na universidade

Estudantes têm quatro dias para se matricularem na universidade. Também esta segunda-feira começam as candidaturas para a 2.ª fase de acesso ao ensino superior.

Loading...

Os alunos que foram colocados no ensino superior têm a partir desta segunda-feira e até quinta-feira para se matricularem na universidade.

Também esta segunda-feira começam as candidaturas para a 2.ª fase de acesso ao ensino superior. Podem concorrer os que não ficaram agora colocados e os que tendo conseguido um lugar pretendem mudar de curso. No entanto, "se estes estudantes forem colocados na 2.ª fase, a colocação na 1.ª fase, bem como a matrícula e inscrição que realizaram, são anuladas", recorda a tutela.

Os candidatos colocados na 1.ª fase que não procederam à respetiva matrícula e inscrição também podem voltar a inscrever-se na 2.º fase. Terminam a 3 de setembro e os resultados serão divulgados a 14 de setembro.

De acordo com os dados conhecidos este domingo, ficaram colocados 43.899 estudantes na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, o que corresponde a uma diminuição de 12,1% em relação ao ano passado e o número mais baixo em quase uma década.

Este ano houve menos nove mil candidatos ao ensino superior, não chegando aos 50 mil.

Além das 11.513 vagas que agora sobraram, na 2.º fase surgem novos lugares deixados por alunos que não concretizaram a matrícula e inscrição.

Estas novas vagas dependentes de alunos que desistam do lugar serão divulgadas apenas a 2 de setembro no 'site' da Direção-Geral do Ensino Superior, sendo ainda possível nessa altura alterar uma candidatura já feita.

Com Lusa