País

Autarcas do Alentejo exigem videovigilância perante aumento da violência

Reguengos de Monsaraz, Moura, Mourão, Portalegre, Campo Maior, Elvas e Beja são alguns dos concelhos que querem aumentar a segurança nas ruas.

Loading...

Vários concelhos do Alentejo lutam há vários anos pela instalação de câmaras de videovigilância nas ruas mais problemáticas. É o caso de Reguengos de Monsaraz, que também quer aumentar o policiamento depois das agressões num restaurante da cidade. 

As agressões provocadas por um grupo de cinco homens num restaurante, em Reguengos de Monsaraz, deixaram a população em alerta. Aconteceu na passada quarta-feira. Um jovem de 18 anos ficou ferido e teve de ser assistido no Hospital de Évora.  

Outra situação grave no concelho aconteceu em julho de 2021. O momento foi captado num vídeo amador. Agressões, arremesso de objetos e até atropelamento. Três pessoas ficaram feridas.  

Estes desacatos evidenciaram a falta de efetivos no posto da GNR de Reguengos de Monsaraz. 

A autarquia garante que já foram iniciadas conversações com o Governo para haver mais policiamento no concelho. Vai ainda sugerir a instalação de câmaras de videovigilância nas ruas da cidade.  

São medidas que o concelho quer ver no terreno o mais rápido possível, assim como outros municípios da região do Alentejo. É o caso de Moura, onde, este ano, as festas em Honra de Nossa Senhora do Carmo ficaram marcadas por violentas agressões. Uma pessoa ficou ferida. Juntam-se outras situações que criam um clima de insegurança pela cidade. 

Foi por isso que a autarquia mostrou, em 2022, a intenção de instalar câmaras de videovigilância em pontos sensíveis da cidade. A Câmara Municipal e a PSP identificaram 10 zonas. Três anos depois, ainda não existe nenhuma instalada. Já em janeiro, o autarca pediu uma audiência à ministra da Administração Interna. A resposta ainda está por chegar. 

Também a autarquia de Mourão quer instalar câmaras de videovigilância nas ruas mais problemáticas. A intenção foi divulgada no ano passado, na altura em que os furtos e assaltados começaram a aumentar na vila.  

A estes três concelhos da região do Alentejo, juntam-se outros que querem mais segurança nas ruas. São eles Portalegre, Campo Maior, Elvas e Beja.