País

Oito docentes do Técnico acusam professor catedrático de assédio moral e laboral

Na missiva enviada ao presidente do Instituto Superior Técnico, os oito professores acusam Paulo Martins, do departamento de Engenharia Mecânica, de controlar e bloquear as carreiras académicas, de limitar o acesso a licenças sabáticas e a recursos de investigação e também de impedir que os docentes trabalhem em determinadas áreas ou projetos.

Loading...

Oito docentes do Instituto Superior Técnico enviaram uma carta ao presidente da instituição a acusar um professor catedrático de assédio moral e laboral.

O visado é Paulo Martins, da área de Tecnologia Mecânica e Gestão Industrial.

A denúncia terá sido enviada em fevereiro deste ano por oito professores ao presidente do Instituto Superior Técnico.

Na missiva acusam Paulo Martins, do departamento de Engenharia Mecânica, de controlar e bloquear as carreiras académicas, de limitar o acesso a licenças sabáticas e a recursos de investigação e também de impedir que os docentes trabalhem em determinadas áreas ou projetos.

Além disso, o catedrático é ainda acusado de desautorizar e desacreditar publicamente os colegas.

Diz o jornal Público que os autores da denúncia sentem-se discriminados e humilhados pela conduta do professor, que está no Técnico desde 1986.

Na carta, os professores pediam um processo de averiguações interno, mas o presidente do Técnico, Rogério Colaço, abriu um processo disciplinar.

Contactado pela SIC, o instituto diz apenas que o processo "está a seguir os trâmites legais previstos para este tipo de situações, pelo que se encontra, neste momento, em fase de instrução". E acrescenta que o Instituto Superior Técnico não se pronuncia sobre processos em curso.

Só durante o ano passado, o Gabinete de Provedoria do Técnico recebeu 40 denúncias, 17 de assédio moral e três de assédio sexual.