País

Faz unhas de gel? Infarmed proíbe ingrediente potencialmente cancerígeno dos vernizes

O Infarmed anunciou a proibição da substância TPO em produtos cosméticos, incluindo vernizes de gel. O composto é classificado como potencialmente cancerígeno e pode afetar a fertilidade.

Loading...

A substância conhecida como TPO (Trimethylbenzoyl Diphenylphosphine Oxide), que permite acelerar o endurecimento rápido das unhas de gel sob luz UV, foi proibida e deixou de poder ser usada a partir desta semana, informou o Infarmed.

Em comunicado, a Autoridade Nacional do Medicamento emitiu um alerta que obriga as entidades que comercializam produtos cosméticos com TPO a deixar de os colocar no mercado ou disponibilizar ao consumidor.

O Infarmed informa que, de acordo com a lei europeia, não é permitido usar o ingrediente TPO em cosméticos, uma vez que está classificado como um produto potencialmente cancerígeno e que pode afetar a fertilidade e reprodução.

A decisão segue uma alteração ao regulamento europeu dos cosméticos, publicada pela Comissão Europeia em maio deste ano, que passou a incluir este ingrediente na lista de substâncias proibidas.

Facto é que, alguns distribuidores de verniz gel já tinham retirado esta substância da composição dos produtos. É o caso da marca que fornece um atelier de manicures no Algarve, onde esteve a repórter da SIC, Conceição Ribeiro. Em entrevista, a responsável pelo espaço revela que a marca de vernizes que utiliza já não contém TPO desde 2018.

Por isso, aconselha outras profissionais a certificarem-se e a pedirem garantias relativamente aos produtos que compram. No seu caso, a marca enviará certificados de qualidade e de garantia que os produtos que comercializam não contêm a substância perigosa para a saúde.