Adiada divulgação de nota sobre descarrilamento, confirmadas nacionalidades dos 16 mortos
Armando Franca/LUSA

Em atualização

País

Adiada divulgação de nota sobre descarrilamento, confirmadas nacionalidades dos 16 mortos

O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários adiou para sábado a divulgação da nota informativa sobre as constatações iniciais ao acidente com o Elevador da Glória, em Lisboa. A remoção dos destroços ficou concluída esta sexta-feira, no mesmo dia em que foram todas as 16 vítimas mortais, de oito nacionalidades. Acompanhe aqui os últimos desenvolvimentos.

Todo o direto

Elevador da Glória: quanto vão receber de indemnização os feridos e famílias das vítimas?

Loading...

No caso das vítimas mortais, fatores como a idade, ter ou não filhos pequenos e o peso que a remuneração tinha no orçamento familiar são fatores que vão influenciar a indemnização a pagar.

Raimundo exige apuramento rápido de responsabilidades no acidente do Elevador da Glória

Loading...

O secretário-geral comunista expressou solidariedade às vítimas do acidente no Elevador da Glória e pediu um rápido apuramento de responsabilidades técnicas e políticas.

As imagens das homenagens junto ao local do acidente do Elevador da Glória

Adiada divulgação de nota sobre descarrilamento, confirmadas nacionalidades dos 16 mortos

SIC Notícias

Tragédia no elevador da Glória: "pode acontecer ninguém ser responsabilizado" e advogado explica porquê

Loading...

O acidente do Elevador da Glória em Lisboa resultou em 16 mortos. Em entrevista à SIC Notícias, o advogado Pedro Duro explicou que as vítimas têm direito a indemnização pelos danos materiais e físicos, independentemente da causa do acidente. Quanto à responsabilidade criminal, o advogado diz que pode ter havido negligência, mas não exclui a hipótese de ninguém ser considerado responsável pelo acidente.

CDS manifesta confiança em Carlos Moedas

Adiada divulgação de nota sobre descarrilamento, confirmadas nacionalidades dos 16 mortos

SIC Notícias

O CDS-PP repudia as tentativas de "aproveitamento eleitoral" do acidente mortal com o Elevador da Glória e manifestou confiança no presidente do município, Carlos Moedas.

Em comunicado, o partido afirma que "não pactua com as tentativas de especulação e de aproveitamento político sem esse mesmo prévio apuramento de factos".

"O CDS apoia todas as averiguações transparentes e exaustivas e expressa a sua confiança na Câmara Municipal de Lisboa e no seu presidente, Carlos Moedas, na gestão desta crise e como garante da transmissão fiel de toda a informação baseada em factos e não em demagogia ou falsidades, colaborando com todas as investigações para o apuramento dos factos", acrescenta.

GPIAAF adia para amanhã divulgação de nota sobre descarrilamento

O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) adiou de hoje para sábado a divulgação da nota informativa sobre as constatações iniciais ao acidente com o Elevador da Glória.

"Atendendo a que, como é do conhecimento público, a remoção dos veículos e destroços envolvidos no acidente se prolongou por toda a noite e madrugada e que o GPIAAF teve também a necessidade de acompanhar, esta tarde, diligências adicionais promovidas pelo Ministério Público, que terminaram há pouco, não é possível proceder hoje à publicação da Nota Informativa. A sua publicação será feita durante a tarde de amanhã, sábado", explicou esta tarde à agência Lusa fonte deste organismo público.

Na quinta-feira, o GPIAAF, em conjunto com outras entidades, concluiu as perícias no local do descarrilamento, tendo remetido informações para hoje sobre as constatações iniciais e a orientação que a investigação irá prosseguir.

Pai da criança alemã dado como morto está vivo: "Nem as autoridades nem o hospital explicam o que levou ao erro"

Loading...

O pai da criança alemã dado como morto no acidente do Elevador da Glória, afinal, está vivo. A descoberta foi feita quando os avós desta criança foram reclamar o corpo do filho. Contudo, nem o hospital nem as autoridades explicam o erro. É o que nos conta a jornalista da SIC Carolina Piedade.

Primeiro-ministro do Luxemburgo presta homenagem às vítimas

Loading...

O primeiro-ministro do Luxemburgo esteve junto ao local para prestar condolências às vítimas e famílias. Luc Frieden diz que esteve como ser humano e até porque é uma situação que podia ter acontecido a qualquer um de nós.

Ponto de situação

Já foram Identificadas as nacionalidades das 16 vítimas mortais da tragédia: cinco portugueses, dois sul-coreanos, um suíço, três britânicos, dois canadianos, um ucraniano, um americano e um francês.

Quanto aos feridos, entre portugueses e estrangeiros, no hospital de São José estão em estado grave um cabo-verdiano, um alemão e um marroquino. Está ainda um suíço com ferimentos ligeiros. Dois dos feridos estão em situação controlada e um nos Cuidados Intensivos. Um dos feridos, que já se encontra em situação estável foi transferido para o Hospital Fernando de Fonseca por ser esta a unidade de saúde da sua área de residência e, desta forma, poder recuperar mais perto da família.

No hospital de Santa Maria estão internadas três vítimas, dois alemães - um em estado grave - e um português, também em situação crítica.

No São Francisco Xavier estão também internadas três vítimas: dois portugueses - um deles ferido com gravidade - e um sul-coreano, cujo estado de saúde inspira também mais preocupação

As operações de remoção dos destroços das duas cabines do Elevador da Glória já terminaram. A primeira cabine, que não descarrilou, foi a primeira a ser retirada do local. Quanto à cabine que descarrilou, foi retirada depois e levada para o Estabelecimento Prisional de Tires, tendo a Polícia Judiciária escoltado o camião com os destroços.

A aparente normalidade regressou à Praça dos Restauradores menos de dois dias depois do acidente. Hoje estão a ser feitos trabalhos de repavimentação e reposição da calçada.

Ainda são muitos os curiosos que se aproximam da Calçada da Glória. A maioria são turistas em excursões que têm agora este ponto de paragem, não pela beleza dos elevadores centenários, mas pelo acidente.

Missa em homenagem às vítimas mortais que trabalhavam na Santa Casa

As vítimas que eram funcionárias da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa foram homenageadas numa missa, esta manhã. A cerimónia reuniu centenas de pessoas na Igreja de São Roque, em Lisboa. O Presidente da República e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa estiveram presentes na homenagem, mas não quiseram prestar declarações à saída da igreja.