País

ENVIADOS SIC

Comitiva de jovens portugueses viaja até à Ucrânia para debater temas relacionados com a Europa

Um grupo de 18 jovens portugueses chegou hoje à Ucrânia para participar num campo de férias promovido pela Comissão Europeia. Vão estar até ao fim de semana a conviver com um grupo de jovens ucranianos e a debater temas como a Europa, a adesão da Ucrânia à União Europeia e a segurança.

Loading...

O autocarro partiu de Cracóvia, na Polónia, antes das sete da manhã. As bandeiras no vidro da frente denunciam o destino de uma comitiva inteira. O foco está no grupo de 18 jovens portugueses. São de praticamente todo o país.

Estão a pouco tempo de entrar na Ucrânia, praticamente todos pela primeira vez. Respira-se instruções. Nota-se a entrada num país em guerra. Demoramos quase duas horas para passar a fronteira. Depois, uma escolta da polícia ucraniana leva-nos até Lviv.

Estes jovens vêm à Ucrânia para discutir a Europa, o alargamento da União e a segurança. Estes dias foram organizados pela Agência Nacional Erasmus, pela Representação da Comissão Europeia em Portugal e pela Câmara Municipal de Lviv. A cidade ucraniana é a Capital Europeia da Juventude durante este ano.

Ficou conhecida como a cidade-refúgio para milhares de deslocados de guerra internos. Os números oficiais dizem que mais de 240 mil ucranianos passaram a viver aqui por ser a cidade ucraniana mais distante da guerra, a 80 km da Polónia. O evento vai acontecer até domingo.