O prémio salarial que diz respeito à devolução das propinas vai começar a ser pago já no final desta semana. O anúncio foi feito pela Autoridade Tributária e Aduaneira, que revelou que os pagamentos dizem respeito aos pedidos apresentados no ano de 2024.
O prazo inicial indicava que o prémio salarial fosse pago até ao final de julho, mas acabou por ser adiado. Deverá cair na conta dos candidatos nos próximos dias.
“Prevê-se que seja pago no final da segunda semana de setembro (...) o prémio salarial relativo aos pedidos apresentados no ano de 2024, desde que reunidos os respetivos requisitos”, declara a Autoridade Tributária e Aduaneira, numa publicação feita no seu site oficial.
Os jovens licenciados deverão receber o reembolso do valor das propinas em três parcelas de 697 euros. Já os jovens com mestrado deverão receber o reembolso em duas parcelas de 1.500 euros.
O Governo anunciou, entretanto, para os próximos anos, o fim da medida em acumulação com o IRS Jovem. Esta fora uma política do antigo executivo de António Costa – mas que constava do Orçamento do Estado para 2024 – e previa a devolução das propinas para os jovens trabalhadores. Para já, não estão a ser aceites novos pedidos.