O bairro dos Anjos, em Lisboa, foi eleito o 12.º mais cool do mundo. O ranking foi feito pela revista internacional Time Out, que anualmente elege os bairros mais interessantes do planeta. Desta vez, a lista é encabeçada pelo bairro de Jimbōchō, em Tóquio.
A tabela destaca lugares atrativos, que representam a “alma das cidades”, mantendo características locais únicas. Os bairros que fazem parte da lista são escolhidos com base na sua vida noturna, artística e cultural, assim como pelo sentimento de comunidade, mas também pela bebida e comida a preço acessível, por exemplo.
No que toca ao bairro português que recebeu a distinção - os Anjos, em Lisboa - é escolhido por ser uma zona da cidade onde vivem “lisboetas de gema” e “vizinhos recém-chegados”, estando “mais animado do que nunca”.
Como lugares em foco no bairro, a Time Out destaca a Rua do Forno do Tijolo, mas também o Largo de Santa Bárbara - muito graças aos smash burgers e aos vinhos. O bairro é também descrito como um espaço propício às compras, sendo “lar de algumas das lojas conceptuais e boutiques independentes mais interessantes da cidade”.
Para a publicação, um “dia perfeito” nos Anjos passa por começar a manhã com um bagel ou um bolo caseiro, depois passar numa livraria, aventurar-se numa retrosaria e descobrir o mundo do tricô ou fazer uma paragem num estúdio de tatuagens, antes de comer uma tosta e depois terminar o dia com uma pizza e um vinho.
A revista aconselha ainda que se visite o bairro em junho, na altura das Festas dos Santos Populares, para aproveitar os bailaricos ao ar livre e saborear as tradicionais sardinhas assadas na grelha.
O top dos bairros mais estilosos
Entre os 39 bairros que compõem a lista, encontram-se cidades dos quatro cantos do mundo. A medalha de ouro foi para o bairro de Jimbōchō, em Tóquio, no Japão, descrito como “um enclave universitário histórico e um paraíso para os bibliófilos”. Conta com mais de 130 lojas de livros em segunda mão, que partilham portas com cafés tradicionais e restaurantes de caril.
Em segundo lugar ficou o bairro de Borgerhout, em Antuérpia, na Bélgica, tido como o “coração criativo da cidade”. Ali, mercearias turcas e marroquinas convivem com cafés veganos, galerias de arte e terraços arborizados.
O pódio é fechado com o bairro da Barra Funda, em São Paulo, no Brasil, eleito a “alma alternativa” daquela cidade. É destacado pela cena artística, pelas lojas únicas, pela vida noturna e pela oferta culinária contemporânea.
Confira aqui a lista completa dos 39 bairros mais cool:
1. Jimbōchō, Tóquio, Japão
2. Borgerhout, Antuérpia, Bélgica
3. Barra Funda, São Paulo, Brasil
4. Camberwell, Londres, Reino Unido
5. Avondale, Chicago, EUA
6. Mullae-dong, Seul, Coreia do Sul
7. Ménilmontant, Paris, França
8. Nakatsu, Osaka, Japão
9. Vallila, Helsínquia, Finlândia
10. Labone, Acra, Gana
11. Nguyen Thai Binh, Ho Chi Minh, Vietname
12. Anjos, Lisboa, Portugal
13. Digbeth, Birmingham, Reino Unido
14. Red Hook, Nova Iorque, EUA
15. Perpetuo Socorro, Medellín, Colômbia
16. Burwood, Sydney, Austrália
17. Linden, Joanesburgo, África do Sul
18. Former French Concession, Xangai, China
19. Quartieri Spagnoli, Nápoles, Itália
20. Bencoolen, Singapura
21. Endoume, Marselha, França
22. Plateau-Mont-Royal, Montreal, Canadá
23. The Liberties, Dublin, Irlanda
24. North Melbourne, Melbourne, Austrália
25. Portales, Cidade do México, México
26. Davenport, Toronto, Canadá
27. Little River, Miami, EUA
28. Kemang, Jacarta, Indonésia
29. Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil
30. Sheung Wan, Hong Kong
31. Barranco, Lima, Perú
32. Mont Kiara, Kuala Lumpur, Malásia
33. Clarksville, Austin, EUA
34. Margit-negyed, Budapeste, Hungria
35. Glen Park, São Francisco, EUA
36. MiZa, Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos
37. Villa Devoto, Buenos Aires, Argentina
38. Mehrauli, Nova Déli, Índia
39. Poblacion, Grande Manila, Filipinas