País

Reportar riscos geológicos através de uma app

O projeto europeu AGEO – Plataforma Atlântica para a Gestão do Risco Geológico está a envolver cidadãos, cientistas e autoridades na prevenção de catástrofes naturais. A iniciativa criou uma rede de Observatórios de Cidadãos que permitem identificar e sinalizar situações de risco, reforçando a resposta a fenómenos como sismos, deslizamentos de terras, inundações e erosão costeira.

Loading...

Em Lisboa, a Câmara Municipal desenvolveu uma aplicação móvel com base no projeto AGEO que convida os munícipes a participar ativamente na proteção da cidade.

Através da app, é possível fotografar ou filmar fissuras em edifícios, muros e taludes, registar inundações ou buracos na via pública, sempre com recurso à geolocalização. Os alertas são depois enviados para as entidades competentes, permitindo uma atuação mais rápida.

Num vídeo de apresentação, a autarquia sublinha que “quanto mais participativos, melhor cuidaremos da nossa cidade”, reforçando a importância da colaboração entre cidadãos e serviços de proteção civil. 

O projeto AGEO,  liderado pelo Instituto Superior Técnico e apoiado pelo programa europeu Interreg Atlantic Area, é actualmente finalista dos Prémios Europeus Regiostars, na categoria Green Europe, que distingue projetos inovadores e sustentáveis no espaço europeu. É o único projeto finalista de cooperação europeia liderado por uma academia portuguesa.  As votações decorrem até 15 de outubro.

Cofinanciado pela União Europeia, sendo todo o conteúdo criado, editado e produzido pela SIC, sem interferência externa. Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia. Nem a União Europeia nem a autoridade que concede a subvenção podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.