País

Mais de 200 portugueses perdem 10 mil euros em esquema internacional de criptomoedas

Através de plataformas online, os suspeitos prometiam rendimentos entre 5% e 10%, levando os investidores a aplicarem valores que variavam entre os 250 euros e os 50 mil euros.

Loading...

Um esquema fraudulento com promessas de lucros rápidos levou mais de 200 portugueses a perderem, em média, 10 mil euros cada um. A burla internacional foi desmantelada numa operação que contou com a participação da Polícia Judiciária, segundo o Correio da Manhã.

Através de plataformas online, os suspeitos prometiam rendimentos entre 5% e 10%, levando os investidores a aplicarem valores que variavam entre os 250 euros e os 50 mil euros.

De acordo com a Polícia Judiciária (PJ), que participou na operação desenvolvida em conjunto com autoridades de Espanha, Bulgária e Lituânia e o apoio da Europol e da Eurojust, o dinheiro dos investidores era transferido para contas bancárias sediadas na Lituânia.

Posteriormente, os fundos eram movimentados para outros países, incluindo Portugal, Espanha, Reino Unido, Bulgária e até para paraísos fiscais, dificultando a identificação dos destinatários finais.

Segundo a PJ, tratava-se de um “esquema fraudulento” operado através de websites previamente criados para parecerem legítimos, com o objetivo de convencer particulares de que estariam a investir em ativos virtuais com elevada rentabilidade. No entanto, não existia qualquer investimento, uma vez que os montantes transferidos eram imediatamente desviados pelos criminosos.

Durante a operação foram apreendidos, em Portugal, diversos bens de elevado valor, nomeadamente seis imóveis (três apartamentos e três moradias) na área da Grande Lisboa, três viaturas de gama alta, cinco relógios da marca Rolex, um relógio Hublot, 15 obras de arte de elevado valor e cerca de 20 mil euros em criptoativos.