País

Está a aumentar o roubo de cabos nos postos de carregamento para carros elétricos

Foi em março deste ano que se registou o primeiro furto de cabos em postos de carregamento elétrico, no Porto. Desde então, os casos continuam a aumentar um pouco por todo o país. 

Loading...

São cada vez mais os furtos de cabos nos postos de carregamento para carros elétricos. Há registos em várias zonas do país, com maior incidência na Grande Lisboa. No fim de semana, em Alcácer do Sal, registaram-se furtos em todos os postos, não tendo sobrado nenhum cabo de carregamento elétrico.

Foi na madrugada de sábado, que um posto de carregamento elétrico, em Alcácer do Sal, foi furtado. No total, foram cortados e levados 28 cabos.

No concelho, não sobrou nem um cabo de carregamento.

Já em Estremoz, três postos de abastecimento furtados, também durante o fim de semana. As situações de vandalismo e de roubos tem se intensificado por todo o país, com maior incidência na zona da Grande Lisboa.

O objetivo dos furtos é a venda posterior do cobre usado nos cabos.

Substituição do cabo pode ir até dois mil euros

Além dos postos ficarem inoperacionais, a substituição do cabo pode ir até aos dois mil euros. Um custo para o operador, que o consumidor irá sentir no preço do carregamento.

Graças a esta situação, já foram tomadas medidas em vários postos de carregamento elétrico no país.

Mais iluminação, câmaras de videovigilância e outros métodos de segurança no próprio cabo.

Foi em março deste ano que se registou o primeiro furto de cabos em postos de carregamento elétrico, no Porto. Desde então, os casos continuam a aumentar um pouco por todo o país.