No final do próximo ano, Óbidos terá uma nova atração turística e a região do Oeste um novo equipamento desportivo, aberto a todas as idades. Num terreno de cinco hectares, está a ser construída uma piscina de ondas artificiais, com mais de um milhão de litros de água, integrada num aldeamento turístico com 56 bungalows, restaurante, skate park, courts de padel e amplas zonas verdes.
A poucos quilómetros das praias da Ericeira, de Peniche e da Nazaré, referências mundiais do surf, a piscina de Óbidos vai produzir cerca de mil ondas por hora, com diferentes tamanhos, à semelhança do que acontece em outros 12 complexos semelhantes espalhados pelos quatro continentes.
Os surfistas serão os principais beneficiados deste projeto inovador, capaz de gerar ondas entre 12 centímetros e dois metros de altura. Kanoa Igarashi, top 10 mundial e um dos investidores do aldeamento, sublinhou a importância do equipamento para o desenvolvimento da modalidade e dos atletas.
A Surf Village representa um investimento superior a 25 milhões de euros, com 60% de capitais privados e o restante proveniente de fundos comunitários do programa Compete 2030.
Com a praia a poucos minutos, a piscina de ondas artificiais surge como alternativa nos dias de tempestade ou quando a ondulação é escassa durante o verão na costa portuguesa.
