A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve, na Amadora, um homem com 29 anos por ofensa à integridade física, ameaças e injúrias a polícias durante os festejos do apuramento da seleção de Cabo Verde para o Mundial de futebol.
Em comunicado, a PSP informa que recebeu várias reclamações de moradores devido à "concentração de um elevado número de pessoas e viaturas que obstruíam a via pública, a laboração de estabelecimentos para além do horário permitido, o consumo de estupefacientes e a deflagração de artigos de pirotecnia na via pública", na Reboleira.
As queixas aconteceram no âmbito dos festejos após o apuramento de Cabo Verde para o Campeonato de futebol de 2026.
Na mesma nota, a autoridade refere que foram realizadas ações de sensibilização e fiscalização, entre as 18:00 e as 22:00 de segunda-feira para "restabelecer a normalidade nos locais mais críticos".
Nesse sentido, um grupo com cerca de 200 pessoas "recusou-se a acatar as ordens" da PSP, adotando uma "postura hostil", com "injúrias e ameaça" e "arremesso de garrafas e pedras" na direção da polícia, por volta das 22:00, na Avenida Dr. José Pontes.
Perante a "escalada de violência e perigo iminente", a PSP utilizou "munições menos letais". Durante a operação, foi detido "um dos principais incitadores da violência", acrescenta no comunicado.

