Um comboio Intercidades da CP perdeu uma das carruagens a meio de uma viagem entre Lisboa e Faro, esta segunda-feira, devido à rotura do engate que a unia ao resto da composição.
O incidente aconteceu esta segunda-feira entre Grândola e Canal Caveira - afetando o comboio que saíra do Oriente às 14h02 e tinha chegada prevista a Faro às 17h35 - e não provocou feridos.
Segundo o jornal Público, em causa deverá estar uma falha de manutenção. O engate que ligava duas carruagens partiu-se, separando uma das carruagens do resto da composição.
Como medida preventiva, quando se dá uma rotura na conduta geral de freio que liga todas as carruagens, o comboio é imobilizado automaticamente na via. Foi o que aconteceu neste caso, acabando por provocar constrangimentos na Linha do Sul.
A circulação ferroviária foi suspensa entre Grândola e Canal Caveira e só foi retomada pelas 18h00.
O Intercidades – incluindo a carruagem que se separou do resto da composição - acabou por ser rebocado até à estação de Grândola por um comboio de mercadorias, que para isso teve de interromper o percurso entre Setúbal e as minas de Neves Corvo e largar os vagões que transportava.
O Gabinete de Prevenção e Investigação com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários já terá aberto uma investigação para recolha de mais informações sobre incidente.
De acordo com o Jornal Público, uma em cada cinco carruagens dos Intercidades está parada à espera de fazer manutenção ou de reparar avarias.

