Ainda há quase 50 mil casos pendentes na Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA). Dos perto de 300 mil estrangeiros que aguardavam autorização de residência em Portugal, no final do último ano, a SIC sabe que, até outubro deste ano, foram 187 mil os que conseguiram receber o cartão de residência. Entretanto, de dia para dia, o cenário de longas esperas à porta da AIMA repete-se.
Os dados mais recentes da Agência para a Integração, Migrações e Asilo, revelados esta quinta-feira, revelam que, em dezembro de 2024, mais de 1,5 milhões de estrangeiros residiam em Portugal - quatro vezes mais do que em 2017.
Ainda assim, no final do ano passado eram 286 mil os estrangeiros que aguardavam autorização de residência. A SIC apurou que, até este mês, houve 187 mil que já receberam o cartão de residência. Outros 53 mil viram o pedido negado.
Sobram, assim, 46 mil migrantes que ainda aguardam o documento, na fase final do processo. São 10 mil os que aguardam pelo envio do cartão de residência, 14 mil os que ainda esperam por saber se o pedido foi diferido ou não, e 22 mil os que têm processos ainda em fase de audiência ou instrução prévia.
Só entre janeiro e junho deste ano, 9 mil estrangeiros foram obrigados a sair do país.
À porta da AIMA, nada vai mudando. As filas continuam a dar a volta ao quarteirão da agência no Anjos, em Lisboa, com muitos e muitos imigrantes a pernoitar ali, na esperança de conseguir uma senha de atendimento.