José Manuel Anes, antigo presidente do Observatório de Segurança, criminalidade e Terrorismo (OSCOT), foi vítima de uma tentativa de homicídio com recurso a uma "arma branca" esta segunda-feira em casa. A notícia foi avançada pelo Diário de Notícias e confirmada, entretanto, pela SIC.
José Manuel Anes terá sido alvo de várias facadas. Deu entrada por volta das 14:50 no Hospital S. José, em Lisboa, em estado grave.
Em comunicado, a PSP explica que "a vítima tinha vários ferimentos e lacerações, no abdómen, mãos e pernas, aparentemente provocados por um objeto cortante. Apresentava ainda hematomas nos olhos provocados pelos dedos da suspeita".
Segundo o Jornal Expresso, José Manuel Anes encontra-se "livre de perigo", apesar dos ferimentos, mas ainda está hospitalizado. Numa nota, o Observatório diz estar a acompanhar a "evolução da situação" e endereça "votos de rápida recuperação" ao antigo presidente.
Filha é a principal suspeita
Para já desconhecem-se as motivações do crime. O caso está a ser investigado pelo departamento de homicídios da Polícia Judiciária. As principais suspeitas recaem sobre a filha.
Em comunicado, a PSP explica que "pelas 13h54, um carro patrulha da 1.ª Divisão do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP foi acionado para a Rua Quirino da Fonseca em Lisboa, por haver notícia de agressões alegadamente de uma filha ao próprio pai".
“Chegados ao local, testemunhas informaram que teria sido visualizada uma suspeita do sexo feminino, alegadamente familiar da vítima do sexo masculino, a sair da residência, sendo que temendo pela integridade física do mesmo, já tendo conhecimento do histórico de violência doméstica, deslocou-se de imediato à sua residência onde se deparou com o homem de 81 anos prostrado no solo ensanguentado”, pode ler-se.
Acrescentam ainda que, "a suspeita do sexo feminino tem cerca de 40 anos e a identificação e paradeiro não foi possível apurar de momento, face ao estado clínico da vítima".
Aos 81 anos, José Manuel Anes é professor universitário e um dos mais importantes criminalistas nacionais. Licenciado em Química e doutorado em Antropologia Social, é membro de diversos organismos ligados à segurança e criminalidade.

