País

Salários em atraso nas Lajes: trabalhadores temem falhar compromissos e pedem soluções ao Governo português

Os trabalhadores da base americana das Lajes, nos Açores, continuam sem salário devido ao 'shut down' nos Estados Unidos.

Loading...

O governo dos EUA está sem dinheiro para os serviços públicos porque democratas e republicanos não se entendem. Por isso, os trabalhadores estão sem o salário da última quinzena e pedem ao Governo português que assuma o pagamento. O executivo rejeita assumir esse pagamento.

Em comunicado, o executivo de Luís Montenegro diz ser alheio à situação, mas garante estar a avaliar possíveis soluções.

Quase 400 trabalhadores portugueses da Base das Lajes continuam com os salários em atraso. O vencimento da última quinzena devia ter sido pago esta segunda-feira, mas o recibo foi enviado a zeros.

Paula Terra, presidente da Comissão Representativa Trabalhadores das Forças dos Estados Unidos Estacionadas nos Açores, afirma que já na semana passada os trabalhadores anteviam que pudessem não receber salário: "os últimos quinze dias não foram pagos à maioria dos trabalhadores."

A Comissão de Trabalhadores da Base das Lajes considera a declaração do Governo, de que é "alheio" a esta situação, inaceitável e exige que a República assuma a transferência dos vencimentos.

"A solução, neste momento, é política, tem de vir do governo português. Tem de ser o Governo português a adiantar estes salários da mesma forma que está a ser feito noutros países, caso contrário vamos ficar num compasso de espera até que o orçamento americano seja aprovado e ninguém nos sabe dar uma data de quando é que isso se irá concretizar", sublinha Paula Terra.

Até esta situação estar resolvida, os trabalhadores temem falhar com os seus compromissos financeiros. Já o Governo deixa a garantia de estar a avaliar soluções eventualmente possíveis para reduzir o impacto da falta de ordenados causada pela paralisação parcial do Governo norte-americano.