Um bebé nasceu esta sábado no carro dos pais, durante a madrugada, cerca de duas horas depois de a mãe ter estado na Maternidade Daniel de Matos, em Coimbra, e enviada para casa.
A notícia foi avançada pelo Notícias ao Minuto e confirmada à Lusa pelo segundo comandante dos Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria, Tiago Constantino, que assistiu a mãe e o bebé no local, na zona de Vieira de Leiria, na Marinha Grande
"Fomos acionados cerca das 02h39 para um parto já feito no carro", relatou.
Ao que a SIC apurou, a grávida tinha estado na maternidade em Coimbra na noite de sexta-feira por estar encerrada a urgência de ginecologia e obstetrícia do hospital de Leiria. Depois de ter tido alta e regressado a casa, sentiu dores e acabou por ser o marido a realizar o parto no próprio carro a escassos metros de casa, duas horas depois de voltarem da maternidade.
"Entretanto, a senhora voltou a sentir dores e decidiram deslocar-se novamente à maternidade, mas já não foi possível", acrescentou o segundo comandante dos bombeiros, relatando que o parto foi realizado pelo pai "praticamente à porta de casa".
Mãe e filho mantêm-se internados e estão clinicamente estáveis.
A Unidade Local de Saúde de Coimbra esclareceu em comunicado que a grávida foi observada nos Serviços de Urgência de Obstetrícia da maternidade Daniel de Matos pelas 19h42, de sexta-feira por sensação de diminuição dos movimentos fetais.
Foi efetuada avaliação clínica completa, incluindo exames. Por os sinais clínicos não justificarem internamento ou que permitissem antecipar o parto, a utente teve alta com informação clínica e recomendações adequadas.
Além dos Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria, esteve também no local uma equipa de Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Leiria.
