País

Foco de gripe das aves detetado em exposição em Oliveira do Bairro

Um foco de gripe das aves foi detetado numa exposição em Oliveira do Bairro. A ExpoAve foi suspensa após a morte de cinco aves e acabou cancelada depois de confirmados mais casos positivos. Os restantes animais permanecem no local, em quarentena.

Loading...

A morte súbita de algumas aves levantou suspeitas logo no segundo dia da ExpoAVE, na passada sexta-feira.

"Morreram patos e um cisne e nós alertámos o veterinário e, consequentemente, seguimos o protocolo para ver o que é que tinha acontecido, porque é que tinha morrido o animal. E a partir desse momento foi logo isolado o espaço", explicou Marco Ferreira, do Clube Ornitófilo da Beira Litoral.

A exposição decorria dentro do Espaço Inovação, em Oliveira do Bairro. Estavam a concurso cerca de 850 aves, mais 200 outros animais, num total de 50 expositores.

Assim que a Direção-Geral da Alimentação e Veterinária confirmou os resultados positivos para a gripe aviária, a exposição foi de imediato cancelada.

Até ordem em contrário, as restantes aves permanecem em quarentena dentro do pavilhão.

O clube ornitófilo da Beira Litoral, que organiza este certame, lamenta o cancelamento do evento, apesar de o risco de transmissão humana ser muito reduzido, pede a visitantes e expositores que já tinham estado no local que fiquem atentos a eventuais sintomas.