País

Infarmed suspende Carpi e SeiBellaBrasil e alerta consumidores para "não os utilizar"

Suspensão deve-se ao incumprimento das normas legais em vigor. Autoridade aconselha consumidores que tenham estes produtos para não os utilizar devido à presença de um ingrediente proibido em cosméticos desde 1 de março de 2022.

Infarmed suspende Carpi e SeiBellaBrasil e alerta consumidores para "não os utilizar"

A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) determinou a suspensão imediata da comercialização e retirada do mercado de todos os produtos das marcas Carpi Cosméticos e SeiBellaBrasil, por incumprimento legal e uso de substância proibida, foi hoje anunciado.

Na sequência de uma inspeção à entidade Carpi Cosméticos Europa, o Infarmed identificou várias infrações legais na colocação de produtos cosméticos no mercado nacional.

Numa circular informativa publicada no 'site', o Infarmed explica que a Carpi Cosméticos Europa colocou vários produtos cosméticos no mercado nacional "sem que tivesse sido previamente acautelado o cumprimento das normas legais em vigor nomeadamente no que diz respeito à notificação de produtos, à identificação da Pessoa Responsável na União Europeia e aos requisitos de rotulagem".

Além disso, foi detetada a presença do ingrediente Butylphenyl methylpropional, proibido em cosméticos desde 1 de março de 2022.

"Os consumidores que possuam estes produtos não os devem utilizar", alerta o Infarmed.