País

Vídeo e contradições levaram à absolvição dos portugueses acusados de violação em Espanha

m julho de 2021, durante umas férias em Gijon, nas Astúrias, quatro jovens portugueses foram acusados de violação por duas espanholas. Acusação e Ministério Público têm um prazo de 10 dias para recorrer.

Loading...

Foram absolvidos os quatro portugueses acusados de violação em Espanha. O julgamento decorreu no final de outubro e a decisão do tribunal de Gijón foi agora conhecida. 

O tribunal de Gijón não teve dúvidas da inocência dos quatro jovens portugueses e absolveu-os das acusações de violação e agressão sexual. 

Na sentença a que a SIC teve acesso, pode ler-se que não foi possível provar que as relações sexuais foram contra a vontade das jovens espanholas. 

A decisão não surpreende o advogado dos jovens portugueses, que, desde o início, garantiam inocência. 

"Expusemos com clareza as contradições das duas ofendidas e também demos conhecimento do vídeo em que se vê, de facto, que a atitude de arguidos e ofendidas não corresponde à realidade da prática de crimes tão graves ao ponto de se pedir 42,5 anos de prisão”, conta á SIC Germán-Ramón Inclan Méndez, advogado de defesa. 

Durante mais de quatro anos os portugueses, naturais do distrito de braga tiveram a vida em suspenso. 

Esta sexta-feira, chegou por fim a decisão que esperavam. 

Em julho de 2021, durante umas férias em Gijon, nas Astúrias, quatro jovens portugueses foram acusados de violação por duas espanholas. 

O julgamento decorreu nos passados dias 29 e 30 de outubro, no tribunal da cidade asturiana. Menos de um mês depois é conhecida a sentença, que não é definitiva. 

Acusação e Ministério Público têm um prazo de 10 dias para recorrer. A contestação terá de ser feita junto do Tribunal Superior de Justiça de Andaluzia.