Quem passa no miradouro da Vista do Rei, nas Sete Cidades, não consegue ser indiferente ao edifício abandonado. Com uma vista desimpedida para uma das sete maravilhas naturais de Portugal – a Lagoa das Sete Cidades – o hotel Monte Palace já se tornou uma atração turística.
Foi o primeiro hotel de cinco estrelas nos Açores – inaugurado em 1989 – mas só esteve aberto durante um ano. Chegou a ganhar o prémio de Melhor Hotel em Portugal em 1990 e até empregou mais de 100 pessoas – mas as fracas receitas numa altura em que praticamente não havia turismo nos Açores – ditaram o seu encerramento.
Está abandonado há 35 anos e assim parece continuar. Foi alvo de sucessivos saqueamentos e vandalização. Está despido de quaisquer luxos e só resta o betão. No final de 2017, uma empresa de fundos chineses – ligada ao ramo imobiliário – comprou o edifício e prometeu reabrir o hotel em 2021, mantendo a sua traça arquitetónica.
O Governo Regional chegou mesmo a reconhecer o projeto de reabilitação e ampliação do Hotel das Sete Cidades como de "relevante interesse público". Mas a pandemia, - a necessidade de um estudo ambiental, - e o atraso da entrada em vigor do novo quadro comunitário de apoio terão impedido o avanço das ambicionadas obras.
Em 2025, a recuperação do Hotel Monte Palace parece ainda uma miragem. Resta saber se depois de tantos obstáculos, o projeto de reconstrução do hotel das Sete Cidades – a cargo da empresa Level Constellation – irá alguma vez avançar.
