País

EXCLUSIVO SIC

Dois imigrantes ilegais detidos e 20 com notificação de expulsão voluntária: o resultado da mega rusga no Babilónia

A operação, acompanhada pela SIC, envolveu 14 equipas de diferentes autoridades e levou ao encerramento temporário do centro comercial, com fiscalização de centenas de pessoas e inspeção das condições de trabalho dos vigilantes.

Loading...

A PSP deteve três pessoas, entre eles dois imigrantes ilegais e recuperou 10 telemóveis e outro material informático roubado numa operação realizada no centro comercial Babilónia, na Amadora, acompanhada pela SIC.

Quando os agentes chegaram ao centro comercial, com grande aparato, já dezenas de colegas da polícia estavam no local. Disfarçados, distribuíram-se pelos corredores, sem chamar a atenção, e conseguiram evitar que os comerciantes fechassem as lojas.

A operação teve como objetivo a fiscalização de estabelecimentos de venda de telemóveis, tendo sido fiscalizados 115 estabelecimentos e verificados 2.093 equipamentos no total, de acordo com o balanço da PSP enviado à SIC no final da operação.

Foram apreendidos ou recuperados 10 telemóveis, três computadores portáteis, dois iPads e um porta cartões, segundo os dados enviados pelo subintendente Adriano Magalhães, comandante da Divisão da Amadora da PSP.

O subintendente Adriano Magalhães explicou que por diversas vezes telemóveis roubados ou furtados foram localizados naquele espaço comercial.

Na sequência da operação, uma pessoa foi detida por injúrias e resistência e coação, enquanto duas pessoas foram identificadas e conduzidas à esquadra por permanência ilegal em Portugal, ambas com pedidos de afastamento do espaço Schengen por países terceiros.

A PSP efetuou ainda 20 notificações de abandono voluntário do território nacional e levantou 20 autos por excesso de permanência em território nacional.

Foram também levantados processos por contrafação, tendo sido apreendidas 12 malas, que imitavam a marca Guess, e 20 aparelhos a imitar AirPods, da Apple.

A operação contou com a participação de 14 equipas, não só da PSP, mas também da Autoridade para as Condições de Trabalho e da Polícia Municipal da Amadora.

Além de fiscalizarem as lojas e os clientes, as autoridades também inspecionaram as condições de trabalho dos vigilantes privados. Segundo apurou a SIC, há casos de seguranças a realizar quase 300 horas de trabalho por mês. A PSP também recebeu várias queixas relacionadas com outras irregularidades no local.

Os resultados finais da operação no Babilónia

Três detidos: um por injúrias; dois imigrantes ilegais com ordem de expulsão; 20 imigrantes com notificação de expulsão voluntária; 20 com tempo de permanência em Portugal ultrapassado.

  • Material apreendido/recuperado: 10 telemóveis; 3 portáteis; 2 iPads; 1 porta cartões;
  • Dois NUIPC’s de contrafação com 12 malas apreendidas (a imitar Guess); 20 AirPods (a imitar Apple)
  • Cerca de 115 estabelecimentos fiscalizados no total
  • Equipamentos verificados: 2093
  • 20 notificações de abandono voluntário e 20 autos de excesso de permanência em território nacional
  • Dois indivíduos com autos de identificação e condução à esquadra motivados por permanência ilegal no território, ambos com pedidos de afastamento do Espaço Schegen por países terceiros

Com LUSA