São ainda mais doces os brigadeiros feitos pelas mãos da Joana. É que em cada 20 gramas de chocolate é colocada dose extra de ingredientes especiais. “Amor, carinho e com gosto também. Quem gosta de cozinha, faz com amor e carinho”.
Enquanto Joana Costa está na cozinha a preparar tudo para ser servido à mesa, Benedita fica encarregue de atender os clientes mas também põe as mãos na massa quando é preciso. Uma estreia destes jovens com dificuldades intelectuais e de desenvolvimento que estão pela primeira vez a trabalhar.
“Eu estou feliz de estar aqui a trabalhar com esta equipa e estou a adorar estar aqui com as minhas supervisoras”, explica Benedita Massada, colaboradora do Café Joyeux no Norteshopping.
O local onde trabalham estes jovens chama-se Café Joyeux. É um café-restaurante inclusivo e solidário. Um conceito que nasceu em França e que foi acolhido em Portugal pela associação Vila Com Vida. É já o sexto espaço no país e está pela primeira vez num centro comercial no Porto.
Os jovens são sinalizados pela associação Vila Com Vida com ajuda de vários parceiros sociais. São recrutados e depois é-lhes dada formação para começarem a trabalhar. A missão de incluir estas pessoas no mercado de trabalho tem cada vez mais chamado a atenção de várias empresas.
É o caso do Grupo inditex que tem 15 dos 22 colaboradores da Zara Home com dificuldades intelectuais e de desenvolvimento. Na agitação dos dias estes jovens encontram espaço para mostrar que são capazes. São profissionais dedicados, simplesmente à espera de uma oportunidade.
