País

Entrevista SIC Notícias

"Há um conflito entre o amor de uma mãe e entregar o filho a uma família de acolhimento"

Manuel Coutinho, secretário-geral do Instituto de Apoio à Criança e psicólogo, analisa o caso em que uma mãe retirou o seu filho de um hospital antes de a criança ser entregue a uma família de acolhimento.

Loading...

Um bebé foi retirado pela mãe do internamento de Pediatria do hospital de Gaia na quarta-feira, contornando as medidas de segurança. Manuel Coutinho explica que se trata de um conflito emocional entre o amor maternal e a angústia de separação, esclarecendo as diferenças entre acolhimento familiar e adoção e as implicações legais desta situação.

"Há um conflito aqui da parte da mãe, do ponto de vista das emoções. Porque há aqui uma situação entre o amor e deixar ir uma criança para um centro de acolhimento, mesmo que seja um acolhimento temporário. E é possível que numa fase inicial esta mãe tenha passado por períodos de grande angústia por ver o seu filho no hospital e para ir para uma família de acolhimento. E num momento de maior tensão, num momento de maior dúvida, é possível que esta mãe tenha sentido uma grande angústia que a tenha feito ir ao hospital buscar o seu filho que ia efetivamente para uma família de acolhimento".

Manuel Coutinho sublinha que "as famílias de acolhimento são extremamente importantes para ajudar a proteger até as crianças em momentos de alguma fragilidade".

"A família de acolhimento não é uma família de adoção. A família de acolhimento é uma família que está a dar apoio à criança, em vez da criança estar nomeadamente no hospital, já não tendo indicação terapêutica para estar no hospital, a criança podia ir para uma instituição ou vai para uma família de acolhimento e ainda bem que há uma família que a acolhe".

Esta situação de uma criança desaparecida acaba por ser um rapto e que vai envolver a justiça e a mãe vai ter que prestar o seu depoimento.

"Embora eu acho que tenha que haver aqui uma compreensão especial porque há um conflito entre aquilo que é o amor de uma mãe e há também aqui o conflito entre entregar o filho para uma família de acolhimento".