País

Prémio REN 2025 distingue as melhores investigações académicas sobre energia

As melhores investigações académicas sobre o sector energético foram premiadas pela REN. Foram distinguidas as melhores teses de Doutoramento e de Mestrado na área da energia realizadas em universidades portuguesas.

Loading...

Amadou Bissiri, estudante da Universidade de Coimbra vinda do Burkina Faso, foi a vencedora da melhor tese de doutoramento do Prémio REN 2025. Neste trabalho, reflete sobre como um melhor aproveitamento de energias limpas e abundantes, como a solar e a eólica, seria uma forma de responder à escassez de eletricidade que trava o desenvolvimento económico dos países da África Ocidental. 

Trata-se de um tema também próximo da ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, que participou na cerimónia de entrega deste prémio, criado há 30 anos para estimular o desenvolvimento e inovação do setor energético. 

Quanto às teses de mestrado, o primeiro prémio foi para um trabalho sobre a incorporação de hidrogénio na rede de gás natural. O segundo para um trabalho sobre colunas de água oscilante e o terceiro para um trabalho que aborda a criação de um sistema para avaliar a mistura de hidrogénio e gás natural. Desafios que estes estudantes e investigadores viram como uma oportunidade para dar resposta a problemas recentes.  

Foram ainda entregues duas menções honrosas a teses de mestrado sobre armazenamento e atribuídas medalhas de mérito científico, um prémio que distingue os melhores trabalhos de mulheres investigadoras e de estudantes e investigadores de países africanos de língua portuguesa.