Esta segunda-feira, dia 8 de dezembro, celebra-se o Dia da Imaculada Conceição. Este feriado religioso invoca a vida da Virgem Maria, concebida sem mácula, ou seja, sem marca do pecado original, segundo a crença católica.
A 8 de dezembro de 1854, o dia recebeu o título de dogma católico e a celebração do data vem daí, sendo esta uma importante data para a Igreja Católica. No entanto, a celebração da data já vem de trás. Foi decretada em 1476 pelo Papa Sisto IV.
De acordo com o Vatican News, o Papa Leão XIV vai celebrar uma oração aos pés da coluna onde está erguida a estátua da Virgem Maria como forma de assinalar a data. Irá acontecer por volta das 16:00, hora local, na Praça Mignanelli.
Nossa Senhora da Conceição, a padroeira de Portugal.
A 25 de março de 1946, Nossa Senhora da Conceição foi considerada padroeira de Portugal. Nesse dia, em Vila Viçosa, o rei D. João IV organizou uma cerimónia solene para agradecer a Restauração da Independência de Portugal em relação à Espanha.
A partir desse dia, mais nenhum rei português usou uma coroa, visto que este passou a ser privilégio apenas da Imaculada Conceição. Em ocasiões especiais, a coroa era colocada sobre uma almofada, no lado direito do rei.
Em Portugal, durante vários séculos, no dia 8 de dezembro celebrava-se, também, o dia da mãe, mas a data acabou por ser movida para o primeiro fim de semana de maio por este ser considerado o mês de Nossa Senhora.

