País

Montenegro anuncia crédito de 500 milhões para portugueses investirem em Moçambique

O objetivo é incentivar as empresas portuguesas a investirem no país africano. Os dois países assinaram acordos, esta terça-feira, numa cimeira bilateral, no Porto.

Montenegro anuncia crédito de 500 milhões para portugueses investirem em Moçambique
JOSÉ COELHO/LUSA

O primeiro-ministro anunciou, esta terça-feira, que Portugal vai disponibilizar uma linha de crédito de 500 milhões de euros para incentivar as empresas portuguesas a investirem em Moçambique. 

Luís Montenegro falava ao lado do Presidente moçambicano, Daniel Chapo, na conferência final da sexta cimeira Portugal-Moçambique, que se realizou no Palácio da Bolsa, no Porto, com cerca de duas dezenas de governantes dos dois países. 

"Queremos com isso significar a confiança que temos na economia de Moçambique e dizer às empresas portuguesas que estamos ao lado delas no processo de internacionalização", afirmou. 

De acordo com o primeiro-ministro português, esta linha de crédito, destinada a áreas variadas, é uma forma de dizer às empresas portuguesas: "Olhem para Moçambique e para o processo de estabilização política e social do país e a sua ambição económica". 

Mais de 20 acordos assinados

Portugal e Moçambique assinaram, esta terça-feira, 22 instrumentos jurídicos na sexta cimeira bilateral entre os dois países. Na declaração final da sexta cimeira Portugal-Moçambique, os dois países concordaram em colocar a vertente económica e o desenvolvimento sustentável "no topo das prioridades da agenda de trabalho".  

"Dando expressão à vontade política partilhada, ambos os países trabalharão na implementação de uma linha de financiamento à economia moçambicana, a disponibilizar pela parte portuguesa, destinada ao apoio a projetos de investimento empresarial em Moçambique, até ao montante de 500 milhões de euros", refere o texto. 

Na declaração final, prevê-se que Portugal e Moçambique reforçarão os mecanismos de coordenação para maximizar os instrumentos de financiamento bilaterais, "promovendo parcerias empresariais em benefício do desenvolvimento e da diversificação económica em Moçambique".