A Polícia de Segurança Pública (PSP) está esta manhã, de quarta-feira, a fazer buscas na sede do Sindicato dos Enfermeiros no Porto. O alvo da investigação que foi avançada pela Jornal de Notícias (JN) será, ao que a SIC apurou, o antigo presidente Pedro Costa.
O Ministério Público suspeita que terá usado dinheiro da estrutura sindical em proveito próprio, estando em causa o crime de abuso de confiança.
Em abril, a RTP emitiu uma reportagem que dava conta destas suspeitas e divulgava documentos que mostram que Pedro Costa terá feito compras pessoais e pagado almoços, jantares e até férias em família com o cartão multibanco do sindicato, no valor de 40 mil euros.
Em comunicado enviado às redações ao início da tarde, a Direção do Sindicato dos Enfermeiros (SE) confirma “que a sua sede foi alvo de buscas por parte do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP), no âmbito de um processo que incide sobre a atuação da anterior Direção, então presidida pelo enfermeiro Pedro Costa”.
Mais, lê-se no documento, a atual Direção “está totalmente disponível para colaborar com todas as diligências que as autoridades judiciais entendam necessárias, facultando toda a documentação que contribua para o apuramento da verdade dos factos”.
A atual direção do SE “lamenta esta situação” mas garante que “caso se comprove que o SE foi lesado, (…) pretende ser ressarcida pelos eventuais culpados”.
[Notícia atualizada às 13:31]

