A Guarda Nacional Republicana (GNR) desmantelou um esquema de tráfico de droga que abastecia vários concelhos dos distritos da Guarda e Viseu. Há dois anos que o grupo estava a ser investigado.
Era um esquema simples, mas com grande impacto social: um homem, já com cadastro, comprava droga na região do Grande Porto e fazia-a entrar em grandes quantidades em vários concelhos dos distritos de Viseu e da Guarda.
“Fizemos nove buscas domiciliárias, dez em veículos, e uma não domiciliária, com vista ao combate ao tráfico de estupefacientes. Nesse sentido, fizemos buscas no Porto, Lamego, Trancoso, Moimenta da Beira e Mangualde. Efetivaram-se quatro detenções e foram constituídos quatro arguidos”, relata Rui Carvalho, capitão da GNR de Viseu.
“Ia buscar o estupefaciente e depois revendia”, explica.
A investigação começou em 2023. Depois das primeiras detenções, a atividade quase cessou, mas, entretanto, o tráfico voltou a intensificar-se.
“O nosso objetivo é terminar com essa distribuição, para que não haja esse consumo de estupefacientes”, declara Rui Carvalho.
Os quatro detidos têm entre 26 e 31 anos e foram presentes a juiz no Tribunal de Viseu. Outras quatro mulheres, com idades entre os 25 e 47 anos, escaparam à detenção, mas foram constituídas arguidas igualmente por tráfico de estupefacientes.
