A Estrada Nacional 378 em Fernão Ferro, no Seixal, tem sido um pesadelo para quem lá passa todos os dias. Os condutores estão revoltados com a falta de soluções. A Infraestruturas de Portugal diz que está a monitorizar o estado da via e revela que vai lançar um concurso público em 2026 para reformular o sistema de drenagem.
É um dos principais acessos a Sesimbra e tem sido um verdadeiro tormento para os condutores. A situação é recorrente, mas agravou-se com a depressão Cláudia. A chuva forte e persistente destruiu bermas e deixou a estrada num estado ainda pior.
A Infraestruturas de Portugal garante que está a acompanhar de forma permanente a situação da EN378 e que as as equipas técnicas da IP estão no terreno a monitorizar o estado da via e a implementar ações imediatas que visam garantir a segurança da circulação.
A obra que promete resolver os problemas desta estrada está para breve, pelo menos é o que garante a Infraestruturas de Portugal, que diz estar a ultimar os procedimentos necessários para lançar a intervenção estrutural que vai reformular integralmente o sistema de drenagem e renovar o pavimento.
O concurso será lançado já no início de 2026. As obras deverão começar até ao final do primeiro semestre, com um investimento de 20 milhões de euros.
