País

Detidos 14 suspeitos de assaltar casas de luxo: grupo fazia-se passar por agentes da PJ

Os assaltantes assaltavam sobretudo casas de luxo em Cascais, utilizando fardas da Polícia Judiciária e mandados de buscas falsos, além de possuírem armas verdadeiras.

(Arquivo)
Loading...

A PJ deteve, esta terça-feira, 14 pessoas suspeitas de integrarem um grupo “violento e organizado” que assaltava casas de luxo em Cascais há pelo menos um ano e meio.

Em comunicado, a Polícia Judiciária confirma que os suspeitos se faziam passar por polícias e, com falsos mandados de busca e apreensão, entravam nas habitações para roubar “bens de elevado valor económico e patrimonial”, nomeadamente dinheiro, ouro e jóias.

“Faziam passar-se por polícias, simulando a pertença às forças e serviços de segurança, através do recurso a armas de fogo curtas, crachás, coletes táticos com a menção ‘POLÍCIA’, balaclavas, instrumentos de imobilização das vítimas, designadamente abraçadeiras, bem como a falsos mandados de busca e apreensão”, lê-se na nota.

Acrescenta que foram cumpridos 28 mandados de busca domiciliária numa operação policial de “larga escala” na Área Metropolitana de Lisboa que contou com 200 elementos da PJ.

“No decurso das diligências foram apreendidos vários elementos de prova: objetos em ouro, uma quantia de dinheiro ainda não apurada, produto estupefaciente, munições e armas brancas.”

A PJ informa ainda que os 14 detidos serão agora presentes a juiz para primeiro interrogatório e eventual aplicação de medidas de coação. São suspeitos da prática dos crimes de associação criminosa, roubo qualificado, sequestro agravado, usurpação de funções, detenção de arma proibida e crime cometido com arma.