País

Idoso morre após ser agredido com ferro por outro em lar de Ourique

Um idoso de 92 anos agrediu vários outros com uma barra de ferro num lar de Ourique. Uma das vítimas acabou por falecer já no hospital.

Idoso morre após ser agredido com ferro por outro em lar de Ourique
Natnan Srisuwan

Um homem de 96 anos foi morto no sábado à noite num lar de idosos em Garvão, Ourique, por outro utente da instituição, de 92 anos.

Fonte do Comando Territorial de Beja da GNR disse à Lusa que às 22:30 de sábado no Lar de Garvão "um homem, de 92 anos, de forma inesperada, começou a agredir utentes, com recurso a um ferro".

Em resultado das agressões, "dois homens, de 68 e 96 anos, utentes do lar, sofreram ferimentos na cabeça", tendo ainda "uma mulher, de 60 anos, ficado com ferimentos ligeiros", disse a mesma fonte, adiantando que "o ferido de 96 anos acabou por falecer, já no hospital de Beja".

As vítimas foram transportadas para o Centro de Saúde de Castro Verde e, posteriormente, encaminhadas para o hospital de Beja, enquanto o presumível agressor foi levado para o serviço de psiquiatria da mesma unidade hospitalar, precisou.

Como o caso envolve uma vítima mortal e presumíveis agressões, "foi contactada a Polícia Judiciária de Faro, que já tomou conta das investigações e já esteve no lar de idosos, para ouvir as pessoas".

De acordo com uma notícia do Correio da Manhã, que cita uma estação de rádio de Beja, a Rádio Pax, o lar em causa "não tem licença da Segurança Social para funcionar, pelo que se encontra em situação ilegal".

Em janeiro de 2022 a então designada Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração e Manutenção da Associação de Solidariedade Social Futuro de Garvão (ASSFG) encerrou, existindo então a intenção de abrir um lar privado naquelas instalações.