Em Conímbriga e Condeixa visitámos ruínas romanas e palácios com História. Em Ílhavo fomos ao Museu Marítimo e à Vista Alegre. Venha connosco saber o que há para conhecer e quais os melhores petiscos destas zonas, não muito distantes entre si, a pouco mais de duas horas de Lisboa e a escassos quilómetros do Porto e Aveiro.
Condeixa a Nova é uma vila riquíssima em História, muito desenvolvida na indústria e no comércio. Sofreu bastante com a Guerra Peninsular, foi invadida, saqueada, viu a maior parte dos seus palácios incendiados, bem como a Igreja Matriz. A reconstrução só aconteceu depois das Invasões Francesas.
Atrativos turísticos e culturais não faltam.
Também em Condeixa, a vila portuguesa com maior número de casas apalaçadas, existem vários palácios recuperados, como o dos Sotto Mayor, ou aquele em que está instalada a Câmara Municipal, e também o agora Hotel Palácio do Paço.
Próxima de praias como a Costa Nova do Prado e a da Barra, no distrito de Aveiro, Ílhavo é cidade desde 1990 e vale a visita. Profundamente ligada à pesca do bacalhau e à indústria da porcelana é um símbolo da História, arte e cultura de Portugal, como o vizinho Farol da Barra, o mais alto dos 48 faróis marítimos do país. Uma viagem marcante a não perder de vista... alegre.
