Um homem de 21 anos foi detido pela Polícia Judiciária por suspeitas de ter violado uma adolescente, num caso que remonta a fevereiro de 2025, em Sintra.
A Polícia Judiciária explica, em comunicado enviado esta quinta-feira, que o suspeito se trata de um cidadão estrangeiro, que residia no concelho de Sintra à data dos factos.
A vítima, uma menina de 14 anos, portadora de uma incapacidade física, apresentava limitações motoras nas pernas e braços, provocadas por uma doença congénita. Segundo as autoridades, foi abordada pelo suspeito no caminho da escola para casa.
"Quando realizava o trajeto da escola para casa, foi abordada na via pública, pelo suspeito, desconhecido, que, por meio da força física, a obrigou a dirigir-se para o seu domicílio" onde terá consumado a violação, refere a PJ.
A menor, que terá sido mantida “sempre sob constrangimento”, conseguiu fugir quando foi libertada pelo suspeito. De acordo com o comunicado, a vítima permaneceu em silêncio, por medo, tendo apenas apresentado algumas alterações no comportamento, como evitar percursos que antes fazia.
Só em agosto de 2025, durante uma consulta médica, é que foi detetada uma gravidez em estado avançado. Nesse momento, a adolescente contou o que tinha acontecido à mãe, que apresentou de imediato queixa às autoridades.
Após o nascimento do bebé, a PJ recolheu perfis de ADN, posteriormente avaliados pelo Laboratório de Polícia Científica, conseguindo confirmar “de forma inequívoca, a paternidade e consequente identidade do autor dos factos".
Entretanto, o homem já não residia no local do crime, mas as diligências levadas a cabo pelas autoridades permitiram localizá-lo e detê-lo.
O homem será presente a tribunal para primeiro interrogatório e para lhe serem aplicadas medidas de coação.
