A Polícia Judiciária (PJ) intercetou em alto mar, ao largo dos Açores, um semissubmersível que transportava várias toneladas de cocaína.
A embarcação, proveniente da América Latina, era tripulada por quatro cidadãos estrangeiros e transportava 300 fardos de cocaína, revela a PJ este domingo em comunicado.
A interceção do semi-submersível ocorreu em alto mar, a cerca de 230 milhas náuticas dos Açores, "em condições de extrema dificuldade e perigosidade, derivado da atual adversidade das condições meteorológicas".
A operação de combate ao tráfico de droga transcontinental por via marítima “Adamastor” foi levada a cabo pela Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes conjuntamente com a Marinha e a Força Aérea, com apoio do Departamento de Investigação Criminal dos Açores da PJ.
A PJ revela ainda que trabalhou em "estreita colaboração" com autoridades dos Estados Unidos da América – DEA (Drug Enforcement Administration) e JIATF-S (Joint Interagency Task Force South), bem como do Reino Unido – NCA (National Crime Agency), no quadro do MAOC-N (Maritime Analysis and Operations Centre – Narcotics).
A investigação prossegue a cargo da PJ, em articulação com autoridades parceiras de outros países.
