Um jovem militar morreu durante o curso de operações especiais em Lamego. O corpo foi encontrado na manhã esta terça-feira, no rio Balsemão, onde tinha decorrido um exercício de treino noturno. O Exército abriu um processo de averiguações e a Polícia Judiciária Militar está a investigar o caso.
O alferes de infantaria foi dado como desaparecido às 23 horas e 39 minutos desta segunda-feira, quando fazia um exercício no curso de Operações Especiais do Exército. Atividades de treino junto ao rio Balsemão, a que a população da zona está habituada.
Para uma tropa de elite, como os Rangers de Lamego, os treinos são tecnicamente exigentes e decorrem frequentemente em condições adversas.
Ao início da tarde, quando elementos do Exército e da Polícia Judiciária Militar levavam a cabo perícias no local, a força da corrente era significativa. Horas antes destas imagens, pelas nove da manhã, tinha já sido encontrado o corpo do jovem militar.
O Exército abriu um processo de averiguações àquilo a que chama um "incidente", ofereceu apoio psicológico à família e apresentou condolências. Também o presidente da República manifestou pesar pela morte de João Cardoso.
No Clube Desportivo de Mafra, onde jogou andebol em todos os escalões e chegou a ser treinador adjunto, foi também recordado.
O Cardoso, como era conhecido, morreu agora, aos 23 anos, em circunstâncias por esclarecer, num treino militar em Lamego.
