Bonny tem quase seis anos e é uma pastor-belga, que em conjunto com o tratador, Ricardo Martins, compõem uma equipa cinotécnica dos Bombeiros Famalicenses, certificada para a realização de buscas de pessoas desaparecidas. Nesta sexta-feira, a 'cadela-bombeira' foi responsável por encontrar uma criança de nove anos que estava desaparecida em Arcos de Valdevez.
Às 23h00 de quinta-feira, os bombeiros de Famalicão foram acionados para a busca de uma pessoa desaparecida. Dois binómios certificados foram acionados, os canídeos Bonny Hauskarand e Itogo de Orelav.
“No local, e em conjunto com diversos agentes de Proteção Civil, iniciámos as buscas no perímetro urbano da vila, colocando em prática tudo aquilo que treinámos e aprendemos”, dizem os Bombeiros Famalicenses.
Pela 1h08, Bonny deu sinal junto a uma casa abandonada. As buscas deram-se por terminadas, com o resgate de Lucas, "com vida e saudável", encontrado dentro do edifício devoluto.
Uma equipa certificada
Em outubro de 2024, a equipa formada por Ricardo Martins e Bonny Hauskarand conquistaram a Certificação de Realização de Busca de Pessoas Desaparecidas, na vertente de Estruturas Colapsadas, nível II.
No final do ano passado, a cadela-bombeira foi certificada com o Nível 2 de Busca em Grandes Áreas pela Guarda Nacional Republicana (GNR).
