País

Kristin: ministra da Administração Interna fala ao país às 16:00, saiba como ajudar as populações afetadas

O Governo reconhece que a dimensão dos prejuízos causados pela tempestade Kristin "é brutal” e admite recorrer ao fundo de solidariedade europeu para apoio à reconstrução. O estado de calamidade foi decretado em mais de 60 concelhos. Acompanhe em direto e ao minuto os principais desenvolvimentos.

Todo o direto

Penela cria serviço para habitantes contactarem familiares fora do concelho

A Câmara de Penela criou um serviço para ajudar os habitantes do concelho a entrarem em contacto com familiares que estejam noutras partes do país ou no exterior.

"Este serviço, que está também disponível para os cidadãos estrangeiros residentes em Penela, tem como objetivo possibilitar o contacto com os familiares que se encontram no estrangeiro ou nos países de origem", acrescentou.

De acordo com o município do distrito de Coimbra, para utilizar a nova ferramenta, o utente "deverá contactar o Balcão Único, instalado no edifício dos Paços do Concelho, e efetuar o agendamento para a ligação telefónica, ou através da internet".

Ourém pede geradores emprestados e abre balneários da piscina municipal

Ver Instagram

200 geradores distribuídos nas zonas afetadas e há mais disponíveis

Foram distribuídos 200 geradores pelas zonas afetadas pela depressão Kristin, informou a ministra do Ambiente e Energia, que garantiu que há mais disponíveis.

A prioridade foi dada a hospitais, centros de saúde e empresas de distribuição de água.

"Se ainda há centros ou sítios sem geradores é através das juntas, da câmara contactarem a E-Redes, porque ainda temos geradores disponíveis", disse Maria da Graça Carvalho.

Ministra da Administração Interna fala ao país às 16:00 horas

Como ajudar na Marinha Grande? Saiba o que está a fazer falta e onde deixar a ajuda

Ver Instagram

Pedrógão Grande apela à doação de lonas e material de cobertura para casas afetadas

A Câmara de Pedrógão Grande, no norte do distrito de Leiria, lançou um apelo para a doação de lonas e material de cobertura para as habitações danificadas.

Os donativos devem ser entregues no armazém municipal, instalado na Zona Industrial de Pedrógão Grande.

"Não temos plásticos, não temos lonas suficientes, não temos pessoal, não temos empresas em número suficiente para poder ajudar as pessoas, pelo menos a resolver, pontualmente, estas situações. E, com a chuva, claro que os prejuízos são enormes, porque todo o recheio das habitações está a ser completamente degradado", avisou o autarca João Marques.