País

"Sentimo-nos completamente abandonados": Figueiró dos Vinhos pede ajuda urgente após passagem da depressão Kristin

Em entrevista à SIC Notícias, o autarca Carlos Lopes pediu mão-de-obra urgente para o concelho e criticou as falhas no SIRESP.

Loading...

A Câmara de Figueiró dos Vinhos, no distrito de Leiria, apelou esta sexta-feira à mobilização urgente de mão-de-obra para ajudar a população local, que foi gravemente afetada pela passagem da depressão Kristin na madrugada de quarta-feira.

De acordo com o presidente da Câmara, Carlos Lopes, o município sofreu danos significativos, com várias localidades do concelho a ficarem isoladas devido a falhas nas comunicações e no fornecimento de energia elétrica e água.

Em entrevista à SIC Notícias, o autarca fez um relato dramático da situação que afeta a população local.

"Sentimo-nos, além de isolados, completamente abandonados. Chegámos ao ponto de não ter nem comunicações, nem energia, nem água em várias localidades. Ficámos entregues a nós próprios. Até este momento, não tivemos a visita de nenhum responsável e o sistema de comunicação do SIRESP falhou, uma vez mais, no concelho. Isto é dramático", afirmou Carlos Lopes.

O presidente da Câmara reforçou a urgência da situação e fez um apelo por mais apoio.

"Precisamos rapidamente de mão-de-obra para podermos acudir a tanta gente que nos solicita apoio. Houve dezenas de habitações que ficaram sem telhado, sem cobertura, e os danos nas estruturas das casas são profundos", sublinhou.

O concelho de Figueiró dos Vinhos foi uma das áreas mais afetadas pela passagem da depressão Kristin, que causou destruição generalizada em várias regiões do país. De acordo com o autarca, a falta de assistência tem agravado ainda mais a situação.