Lisboa ficou em terceiro lugar na classificação mundial da Street Art Cities, plataforma digital dedicada à promoção e distinção das melhores cidades do mundo para os amantes de arte urbana.
A distinção de 2025 dos Street Art Awards coloca a capital portuguesa no topo da classificação, superando cidades históricas como Berlim (sétimo lugar), Londres (oitavo lugar), Nova Iorque (10º lugar) e Paris (13º lugar).
Num mapa de Lisboa, a Street Art Cities assinalou e reuniu mais de 1.060 obras artísticas desde o concelho de Almada até Paço de Arcos, em Oeiras. O Skate Park do Lumiar, o Muro dos Oceanos, no Hospital de Curry Cabral, e o centro cultural Village Underground foram os sítios eleitos como favoritos pela plataforma.
Arte das ruas portuguesas reconhecida nos prémios internacionais
Para além da quantidade e qualidade das intervenções artísticas nas ruas da cidade, os prémios destacaram, ainda, o mural "Calypso", feito em junho do ano passado pela artista portuguesa Patrícia Mariano, localizado no Bairro da Bela Flor, em Campolide.
A obra, criada no âmbito da 6ª edição do Festival MURO 2025, foi finalista na categoria de "Melhor Mural do Mundo", e obteve uma menção honrosa de quinto lugar numa lista de 50 candidatos internacionais.
Ainda nas distinções portuguesas, a obra sem nome da artista Helena Bur, que pode ser encontrada em Arcos de Valdevez, em Viana do Castelo, e “Third Rua – Azulejo", no Porto, da autoria do artista Nuno Palhas, ficaram em terceiro lugar na categoria “Artist Choice”.
Em 2025, a capital portuguesa foi também reconhecida como melhor destino da Europa para turismo de negócios.

