País

António Costa admite que Sócrates enganou o PS

“Ele, de facto, aldrabou-nos“, disse o primeiro-ministro.

António Costa admite que Sócrates enganou o PS

António Costa diz que José Sócrates enganou o PS. Em causa estará o facto de o antigo primeiro-ministro ter dito que a mãe herdou uma fortuna e que era esse dinheiro que permitia o nível de vida que levava. Segundo o Correio da Manhã, a declaração terá sido feita no ano passado e é agora revelada num livro biográfico sobre Mário Soares, do jornalista Joaquim Vieira, publicado esta quinta-feira com a revista Sábado.


As palavras de António Costa terão a ver com uma visita que fez a Sócrates na prisão de Évora, em 2014, na qual estava acompanhado de Mário Soares.

No biografia, é relatado o episódio em que Costa e Sócrates se encontraram, tendo Mário Soares participado na reunião para mediar a conversa, a pedido do antigo primeiro-ministro.

“Eu ia lá para falar com o José Sócrates pessoalmente e ouvir da boca dele o que tinha para me dizer, mas não consegui estar sozinho com ele”, revelou António Costa.

“O Soares não estava para ir naquele dia. Portanto, Sócrates mandou-o ir: em primeiro lugar, porque nunca quis ter uma conversa cara a cara comigo e, em segundo lugar, porque me quis condicionar através do Soares. O que, aliás, só agravou mais as minhas suspeitas sobre a coisa toda“, acrescentou.

“Depois do que vi já, entretanto, e que o próprio Sócrates não desmente, concluo que ele, de facto, aldrabou-nos“, admitiu António Costa, que pela primeira vez fala de modo tão direto sobre a sua relação com Sócrates.