País

Arquivadas queixas do juiz Ivo Rosa contra o colega Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura diz que a queixa não tem qualquer fundamento.

Arquivadas queixas do juiz Ivo Rosa contra o colega Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura (CSM) decidiu esta terça-feira em plenário arquivar por unanimidade a queixa apresentada pelo juiz de instrução Ivo Rosa em relação ao juiz Carlos Alexandre por alegados atrasos no processo BES.

No mês passado, Ivo Rosa deu conhecimento ao órgão de gestão dos magistrados que Carlos Alexandre se tinha atrasado a despachar sete processos de arrestos no caso BES, quando o esteve a substituir.

O Conselho diz agora que a queixa não tem qualquer fundamento.

“Relativamente à queixa do Dr. Ivo Rosa quanto ao juiz Carlos Alexandre, foi determinado o seu arquivamento”, disse a relatora Sofia Martins da Silva a jornalistas, na sequência de cerca de oito horas de plenário na sede do CSM, em Lisboa, no qual a queixa entre os dois juízes do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC, mais conhecido por ‘Ticão’) foi um dos pontos em análise.

Segundo noticiou o jornal Público na passada sexta-feira, a queixa apresentada por Ivo Rosa ao CSM apontava atrasos a Carlos Alexandre em determinar arrestos e embargos no processo BES, que sendo um processo atribuído a Ivo Rosa esteve a cargo de Carlos Alexandre quando Ivo Rosa estava em exclusivo na instrução da Operação Marquês.

Ainda segundo o Público, a queixa de Ivo Rosa já teria sido analisada por uma vogal do CSM, que no parecer que elaborou terá destacado o elevado número de despachos produzidos por Carlos Alexandre enquanto substituiu Ivo Rosa, defendendo um arquivamento da queixa.

Com Lusa