Todos os serviços de obstetrícia da região norte estão a funcionar com normalidade e não se prevê que seja necessário desviar grávidas, avança a ARS Norte. No entanto em Braga, o Sindicato Independente dos Médicos alerta que o serviço poderá fechar durante a semana devido à falta de profissionais.
Em Braga, a urgência de obstetrícia reabriu esta manhã. O serviço esteve encerrado por três vezes na semana passada e pode voltar a fechar esta semana.
Em média, no hospital de Braga são realizados perto de 3 mil partos por ano, cerca de 8 por dia. Pela terceira vez na última semana, o serviço de urgência de obstetrícia esteve fechado durante 24 horas e só reabriu às 8h da manha desta segunda-feira
Isto porque os profissionais de saúde não são suficiente para preencher as escalas
O hospital de Braga diz que desde outubro de 2021 saíram cinco médicos do serviço, incluindo a diretora do serviço. O Sindicato Independente dos Médicos diz que foram mais.
Desde maio que fazer as escala tem sido difícil. Para que a urgeêcia esteja a funcionar são preciso cinco obstetras. Se o número for inferior o serviço tem de fechar.
As situações são ainda graves nos hospitais de Guimarães, Famalicão, Viana do Castelo e ainda no São João no Porto.
Saiba mais:
- Urgências de obstetrícia retomam normalidade mas já há previsão de que vão voltar a fechar
- Urgência de obstetrícia de Portimão deverá reabrir esta segunda-feira e aliviar a pressão no hospital de Faro
Falta de médicos volta a encerrar urgência de obstetrícia de Braga, em Portimão deverá reabrir segunda-feira
Situação nas urgências da maternidade Alfredo da Costa normalizada