O Papa Francisco divulgou esta segunda-feira uma mensagem especialmente dirigida aos jovens, que tem como objetivo a mobilização para as Jornadas Mundiais da Juventude, que terão lugar em Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023. Num contexto de crises sucessivas, o líder da Igreja Católica deixa um apelo ao jovens para que sejam “criativos”, “poetas” e “originais”, apesar das adversidades sucessivas que o Mundo enfrenta.
“Saímos de uma crise pandémica, entramos numa crise económica e agora estamos na crise da guerra, que é um dos piores males que pode acontecer!
No meio de todas estas crises, vocês têm de preparar e ajudar para que o evento de agosto de 2023 seja um evento jovem, um evento fresco, um evento com vida, um evento com força, um evento criativo“, apela o Papa Francisco.
O chefe da Igreja Católia deixa também palavras de incentivo: “Cada um de nós tem de ser original, não uma fotocópia. E o encontro tem de ser original, com o contributo de todos. Vocês têm de o criar. Animem-se e sigam em frente!”.
“As crises superam-se juntos, não sós. E as crises põem-nos à prova para sairmos melhores. Iguais não se sai das crises: saímos melhores ou piores. E o desafio que se coloca hoje é para sairmos melhores! E o melhor de vocês é serem criativos: vocês são criativos, poetas! Façam essa poesia da criatividade a olhar para agosto de 2023.”
Quando falta cerca de um ano e meio para a realização do evento que vai mobilizar jovens católicos de todo o Mundo, o Papa Francisco divulga uma mensagem para lembrar a importância das Jornadas Mundiais da Juventude, que em 2023 terão lugar na capital portuguesa – “Estou a olhar para Portugal, estou a olhar para Lisboa, estou a olhar para Fátima, estou a olhar para o encontro de todos vocês”.